Breno Guimarães é o novo membro da ABRAPEL e fala sobre pesquisas eleitorais
- Portal Vencedor
- 8 de fev.
- 2 min de leitura
O jurista e cientista político paraense passa a fazer parte da associação brasileira de pesquisadores eleitorais

Foto: reprodução redes sociais
Breno Guimarães é o novo membro da ABRAPEL - Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais, que tem como presidente de honra o renomado cientista político Antônio Lavareda.
A ABRAPEL reúne prestigiados pesquisadores de distintas instituições de pesquisa, ensino e profissionais que investigam o processo eleitoral utilizando diferentes referenciais teóricos e metodológicos. Sua atual presidente é a cientista política Mara Telles.
Jurista, cientista político e pesquisador eleitoral, Breno Ramos Guimarães é o atual presidente do IBRADIP - Instituto Brasileiro de Direito Partidário, além de ser membro efetivo da Abradep - Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político e associado à ABCP - Associação Brasileira de Ciência Política; e tem atuação como pesquisador e professor no Instituto Vencedor de Ensino e Pesquisa.
Em entrevista ao Portal Vencedor, Breno Guimarães comentou sobre a recente pesquisa divulgada pela Genial /Quaest para as eleições presidencial de 2026.
A intenção de votos para Presidente (espontâneo) mostrou um empate entre o atual presidente Lula (PT), com 9% e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também, com 9%.
Segundo o pesquisador, os dados revelam um elevado índice de indecisos. Ele afirma que "na intenção de votos espontânea, a pesquisa apontou 78% de indecisos, mostrando que o eleitor ainda não definiu seu candidato preferido para presidente".
Na referida pesquisa, a intenção de voto estimulada para presidente, nos 4 (quatro) cenários estimulados, o presidente Lula (PT) ganharia o 1º turno com uma variação de 28% a 33% das intenções de votos.
Já a grande surpresa, foi o cantor Gusttavo Lima (sem partido), que em um primeiro cenário estimulado, aparece com 12%, empatado tecnicamente com o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%. Em um outro cenário, Gusttavo Lima aparece com 18% na disputa do 1º turno. Na intenção de voto estimulada do 2º turno, em um dos cenários, Gusttavo Lima aparece com 35% do votos contra 45% do presidente Lula (PT).
Sobre a surpresa do cantor Gusttavo Lima aparecer com boa pontuação na pesquisa, Breno destaca que "o anúncio de candidatura à presidência do cantor sertanejo foi a mais recente e em função da sua popularidade, a pesquisa estimulada apontou Ele (Gusttavo Lima) com 18%, sendo o maior índice dos pré candidatos de oposição", explica.
Outro aspecto importante das pesquisas eleitorais é a contratação dos serviços de pesquisas por agentes financeiros. Para o pesquisador "muitas pesquisas eleitorais não têm compromisso com os métodos científicos, mas sim com os agentes financiadores. É preciso que a legislação e a regulamentação do TSE reveja os critérios de financiamento das pesquisas eleitorais".
Atualmente, as pesquisas eleitorais são previstas nos artigos 33 a 35 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) e regulamentadas pela Resolução do TSE nº 23.600, de 12/12/2019, que exige a obrigatoriedade do registro das pesquisas só no ano da eleição.
O Instituto Vencedor de Ensino e Pesquisa é o único instituto de pesquisa eleitoral credenciado no Norte do Brasil ao sistema PesqELE do TSE e ao diretório de instituições de pesquisa do CNPq.
Por redação do Portal Vencedor
Comentários