Eleições suplementares em Tucuruí (PA) seguem calendário oficial
- Breno Guimarães
- 25 de ago.
- 2 min de leitura
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) informou que o calendário das eleições suplementares em Tucuruí, no sudeste do estado, está seguindo a programação definida de acordo com a Resolução 5.850, publicada no último dia 22 de maio, estabelecendo as instruções e as principais datas para o pleito. Dessa forma, no próximo 03 de agosto, 73.211 eleitores do município devem retornar às urnas para escolher o novo representante para a prefeitura da cidade.
A secretária Judiciária em exercício do TRE do Pará, Clara Sousa, disse que o calendário está ocorrendo normalmente, sem nenhuma mudança significativa. “Estamos nas tratativas dos processos administrativos, que envolvem mais as questões relacionadas diretamente com o trabalho de logística e informática. Mas sobre a parte externa, em relação aos prazos para candidatos e eleitores, não teve nenhuma alteração”, ressaltou.
Campanha - Com o fim do prazo para o registro de candidaturas pelos Partidos Políticos e Coligações, a propaganda eleitoral geral em Tucuruí iniciou no dia 07 de junho. No rádio e na televisão, a campanha ocorre desde o dia 27 do mês passado e segue até 31 de julho. Obedecendo os mesmos trâmites de uma eleição convencional, duas chapas concorrem ao pleito lideradas pelas candidatas Cláudia Gonçalves, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e Eliane Lima, filiada ao Partido Liberal (PL).

- A eleição suplementar no município de Tucuruí é resultado do recurso Especial Eleitoral (REspEl nº 0600095-22.2024.6.4.0040), julgado pelo TSE no dia 06 de maio deste ano. Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a inelegibilidade de Alexandre França Siqueira (MDB), prefeito reeleito nas Eleições 2024. A sentença também determinou o afastamento imediato do cargo e a realização de pleito suplementar no município. O ex-prefeito foi condenado por abuso do poder econômico e compra de votos em processos anteriores.
(Redação Portal Vencedor, com informações do TRE-PA)
Foto: Ascom -TRE/PA)








Comentários